O bambu é uma das plantas mais conhecidas do mundo, mas algumas de suas possibilidades de uso ainda podem ser desconhecidas por grande parte das pessoas. Isso porque o bambu é uma planta muito versátil, que pode oferecer desde produtos alimentícios, como os brotos de algumas espécies, ou mesmo servir como matéria-prima para a produção dos mais diversos produtos.
Na construção civil, por exemplo, o bambu já é utilizado para a realização de diversos projetos, ou como peças para a construção de áreas residenciais e comerciais. Até mesmo a produção de carvão de bambu já é uma realidade em alguns países, de modo que o uso de outras plantas para esta finalidade pode ser diminuído.
Pelo seu desenvolvimento mais rápido em comparação com outras plantas, isso faz do bambu um tipo de planta cada vez mais destacado, e que ganha a atenção dos profissionais e empresas dos mais diferentes segmentos.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoAtualmente, mais de 50 milhões de hectares no mundo são destinados para a plantação de bambu, que possui na China a sua principal produtora, ao lado da Índia. Apenas nestes dois países, mais de dez milhões de toneladas de bambu são produzidas por ano.
No Brasil, a produção de bambu tem apresentado crescimento constante, mas a produção ainda é tímida em relação aos países que lideram a produção deste tipo de planta. Em território nacional, cerca de um milhão e meio de hectares de plantação de bambu produzem pouco mais de 150 mil toneladas anuais.
A geração de créditos de carbono em plantações de bambu
A geração de créditos de carbono a partir de uma plantação de bambu é algo muito facilitado em comparação a outros tipos de plantações. Isso porque o próprio bambu é responsável pela realização do sequestro de carbono, que diminui a emissão deste tipo de gás para a atmosfera.
Como a cada tonelada de dióxido de carbono que seja neutralizada, ou que tenha a sua emissão evitada, um crédito de carbono é gerado, as plantações de bambu oferecem um potencial de geração de créditos bastante elevado.
Este sequestro de carbono, realizado pelo bambu em suas plantações, significa que este tipo de planta mantêm o dióxido de carbono preso ao solo, ao invés de permitir a sua emissão para a atmosfera. Além de diminuir a emissão deste gás, isso ainda beneficia a própria plantação, uma vez que este dióxido de carbono preso ao solo passa a ser utilizado como fonte de nutrientes pelas plantas.
Além disso, ainda é possível realizar algumas outras estratégias complementares, como forma de aumentar ainda mais a geração de créditos de carbono em sua plantação de bambu. Exemplo disso é o uso de combustíveis mais limpos em seu maquinário, que não gerem dióxido de carbono durante o seu uso.
Saiba como comprar créditos de carbono
Embora haja um nítido aumento do interesse de profissionais e empresas em vender créditos de carbono, algumas empresas precisam comprar estes créditos. Trata-se das empresas poluidoras, que são as que geram e emitem gases como o dióxido de carbono em suas atividades.
Estas empresas precisam comprar créditos de carbono para que possam zerar a sua taxa de emissão de carbono. Ou seja, uma empresa que emita dez toneladas de dióxido de carbono, precisa comprar dez créditos de carbono para zerar a sua taxa e evitar sanções ambientais e multas, entre outros problemas.
A compra dos créditos de carbono pode ser feita com a ajuda da consultoria da CredCarbo. Esta consultoria ajudará a aumentar a segurança de sua compra, com a conferência da validade e legalidade dos créditos obtidos, além de acompanhar todo o processo de emissão dos créditos, para que sua empresa tenha total segurança e tranquilidade nesta compra.
A venda de créditos de carbono
Diferentemente da compra, a venda de créditos de carbono é um processo mais longo e complexo, pois é necessário que haja a geração dos créditos, antes de sua comercialização. Assim, neste caso, a ajuda da consultoria da CredCarbo é essencial.
Desta forma, caso você tenha um projeto ambiental que permita a neutralização de dióxido de carbono, e a consequente geração dos créditos, acesse a plataforma da CredCarbo e faça o seu cadastro. Você começará a receber, de forma imediata, o atendimento personalizado da consultoria, que lhe auxiliará em todos os passos deste processo.
Um dos primeiros pontos em que a CredCarbo lhe ajudará é na identificação de documentos que precisem ser regularizados ou atualizados. Isso evitará problemas que possam impedir a geração ou a venda de seus créditos de carbono.
Posteriormente, a CredCarbo ainda lhe ajudará a agendar a visita de técnicos internacionais, que farão a auditoria de seu projeto, em nome dos órgãos responsáveis pela emissão dos créditos de carbono. Esta auditoria é necessária para que se verifique a legalidade e a eficácia de seu projeto, de modo que você possa receber os créditos referentes ao volume de dióxido de carbono neutralizado por seu trabalho.
Por fim, após receber os devidos créditos de carbono, a CredCarbo também lhe ajudará a fazer a comercialização destes créditos. Desde a identificação de possíveis compradores, acompanhamento das negociações, até o recebimento do dinheiro, a consultoria lhe prestará toda a ajuda necessária.