Algo que se tornou bastante comum para muitos produtores é a utilização de uma segunda safra, ou safra secundária, que é realizada no período de entressafra de sua produção principal. Uma das principais plantações utilizadas com esse objetivo é a de girassol, que permite uma produção rápida e bastante lucrativa.
De uma maneira geral, o girassol é matéria-prima para a produção de óleos, além de servir como alimento para algumas espécies de pássaros, que se alimentam das sementes de girassol. No Brasil, a produção de girassol é bastante significativa, com aproximadamente 100 milhões de toneladas produzidas anualmente.
Mais do que o volume de produção, a área total destinada para a plantação de girassol é muito representativa, com cerca de 80 mil hectares. Essa área permite que haja a implementação de muitos projetos ambientais em conjunto com a plantação, o que pode gerar ainda mais benefícios a seus produtores, por meio da geração de créditos de carbono.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoOs créditos de carbono são certificados emitidos em favor dos responsáveis por projetos ambientais que consigam neutralizar o dióxido de carbono na atmosfera, ou mesmo diminuir a sua emissão. A cada tonelada de dióxido de carbono neutralizada, um crédito de carbono é emitido em favor do responsável pelo trabalho.
O principal benefício financeiro dos créditos de carbono, porém, acontece com a sua comercialização, pois estes créditos podem ser vendidos para as empresas poluidoras, que emitem dióxido de carbono em suas atividades. Estas empresas utilizam os créditos de carbono para zerar a sua taxa de emissão, de modo que não venham a sofrer punições e sanções ambientais.
Como gerar créditos de carbono em uma plantação de girassol
Existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática para que se consiga gerar créditos de carbono em uma plantação de girassol. Obviamente, devem ser observados pontos como o espaço disponível, recursos e as características de sua plantação, para que se escolha a estratégia mais efetiva e se consiga, assim, mais créditos de carbono.
Por ser uma plantação secundária, de entressafra, a plantação de girassol pode contar com algumas estratégias de manutenção do dióxido de carbono no solo. Além de diminuir a emissão do gás, isso proporciona um crescimento e desenvolvimento ainda melhor de suas plantas, uma vez que isso pode se tornar fonte de nutrientes para a plantação.
Uma destas estratégias é o plantio direto, ou seja, sem o uso de produtos químicos no local em que a sua plantação será realizada. Especialmente por ser uma plantação secundária em muitos locais, isso preserva o solo para plantações futuras.
Outra opção é o uso de plantas forrageiras em conjunto com a sua plantação de girassol, para que se consiga manter o dióxido de carbono mais preso ao solo, com uma emissão mínima deste gás. Estas plantas são algumas espécies de capim, que podem ser plantadas em conjunto ao redor de sua plantação principal, sem que gere prejuízo algum em sua produção.
Saiba como vender créditos de carbono
A venda de créditos de carbono é um processo bastante complexo, que possui alguma burocracia e que exige o conhecimento específico deste mercado para a realização dos passos necessários. Isso torna fundamental a ajuda da consultoria da CredCarbo para todas as empresas e profissionais que desejem começar a vender créditos de carbono.
Assim, caso você já tenha um projeto ambiental que possa gerar a neutralização de dióxido de carbono em sua plantação, visite a plataforma da CredCarbo e faça o seu cadastro. A partir deste cadastro, você receberá o pipeline completo da CredCarbo, bem como todas as informações referentes aos passos necessários para a geração de créditos de carbono em seu caso, especificamente.
Além de uma verificação a respeito da documentação de seu projeto, para que qualquer problema possa ser identificado e corrigido com antecedência, a CredCarbo te ajudará, também, a entrar em contato com os técnicos representantes das organizações responsáveis pela emissão de créditos de carbono e agendar uma visita ao seu projeto.
Nesta visita, os técnicos realizarão a auditoria completa de seu projeto, para que possam dar o seu aval para a geração de créditos de carbono. Caso seu projeto seja aprovado nesta auditoria, você já receberá os devidos créditos, de acordo com o volume de dióxido de carbono que tenha sido neutralizado por conta de seu trabalho.
Por fim, a CredCarbo lhe ajudará a fazer a comercialização destes créditos com as empresas poluidoras, para que você chegue, assim, ao tão aguardado retorno financeiro.
A compra de créditos de carbono
Além das empresas que desejam vender créditos de carbono, existem aquelas que precisam comprar, as quais também devem contar com a consultoria da CredCarbo para esta finalidade. Neste caso, a ajuda especializada da CredCarbo visa facilitar a compra e ampliar a sua segurança neste processo.
Para garantir que você não seja vítima de golpes ou fraudes, todas as informações dos créditos são averiguadas pela consultoria, de modo que você negocie a compra de créditos válidos e que possam ser utilizados sem problema algum para zerar a sua taxa de emissão de carbono.
Mais do que isso, a CredCarbo ainda acompanha a emissão e homologação dos créditos de carbono. Desta forma, caso algum crédito já tenha sido emitido em nome de outras empresas anteriormente, isso é identificado previamente, para que você não gaste mais do que o necessário em sua compra de créditos de carbono.