Foto

Créditos de Carbono em plantações de abacate – Como comercializar?

Vender créditos Comprar créditos
Foto

O abacate é uma fruta bastante versátil, o que ajuda a compreender por que essa é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Em especial, na América latina e América central, em países como o México, o abacate faz parte da gastronomia cotidiana, e pode ser consumido tanto de forma natural como em receitas doces ou salgadas.

No Brasil, o abacate também possui um consumo bastante considerável, o que ajuda a compreender por que é cada vez maior o número de hectares destinados às plantações de abacates. De acordo com números do IBGE, a estimativa é de que, atualmente, sejam pouco mais de dez mil hectares de plantações de abacate em todo o país.

Além do óbvio consumo interno de abacates, essas plantações ainda podem oferecer outra forma de ganhos financeiros a seus responsáveis, que são os créditos de carbono. Esses créditos são emitidos em favor de produtores e empresas que realizem projetos ambientais que possibilitem a neutralização de dióxido de carbono na atmosfera.

Canais de Atendimento

A cada tonelada de dióxido de carbono neutralizado, um crédito de carbono é emitido em favor dos responsáveis. Posteriormente, os créditos de carbono podem ser comercializados com empresas poluidoras, que utilizam os créditos como meio de zerar a sua taxa de emissão de carbono, e evitar problemas como as sanções ambientais, por exemplo.

Como gerar créditos de carbono em sua plantação de abacate

Para gerar créditos de carbono a partir de sua plantação de abacate, é preciso que utilize uma estratégia eficiente na neutralização de dióxido de carbono da atmosfera. Como as estratégias podem ser bastante diversificadas, é preciso que seja levado em consideração o tamanho de sua plantação, bem como os recursos disponíveis.

Uma das formas mais simples de conseguir gerar créditos de carbono é com a reserva de um determinado espaço para que sirva como área de reflorestamento. A substituição de combustíveis por opções mais limpas também é algo que pode ser feito de forma simples e lhe permitir gerar alguns créditos de carbono.

Porém, existem algumas estratégias que, além de gerar créditos de carbono, podem beneficiar a sua plantação. Um exemplo disso é a manutenção do dióxido de carbono no solo, para que sirva como fonte de nutrientes para as plantas, ao invés de ser simplesmente emitido à atmosfera.

Isso pode ser feito por meio do uso de plantas forrageiras, como algumas espécies de capim, que podem ser plantados em conjunto com as demais árvores e plantas. Assim, além do benefício, essa estratégia não impede o trabalho em sua plantação de abacate, de forma que esse trabalho siga de forma inalterada.

Como vender créditos de carbono

Para vender créditos de carbono, um dos primeiros pontos que deve ser compreendido pelos interessados, sejam profissionais ou empresas, é que esse processo é burocrático e longo, pois os créditos devem ser, primeiramente, gerados. Para que esse processo seja facilitado, é importante contar com a consultoria da CredCarbo.

Essa consultoria especializada permite que tenha uma maior facilidade na realização dos passos necessários, além de ampliar a segurança na geração e venda dos créditos de carbono. Assim, caso você já tenha um projeto ambiental de neutralização de dióxido de carbono, faça o seu cadastro na plataforma da CredCarbo e comece a receber o atendimento personalizado desta consultoria.

Ao analisar o seu projeto e as informações fornecidas, a CredCarbo já poderá lhe indicar se há a necessidade de realizar a regularização, ou atualização, de algum documento de seu projeto. Isso evita que se tenha empecilhos que impeçam a geração ou venda de créditos de carbono no futuro.

Caso seu projeto já esteja completamente regularizado, será possível agendar a visita de técnicos internacionais ao seu projeto. Estes profissionais representarão as entidades e organizações responsáveis pela emissão e controle dos créditos de carbono, as quais, por sua vez, são ligadas à ONU.

Nesta visita, estes profissionais realizarão uma auditoria completa de seu projeto, com a avaliação desde a sua documentação até a efetividade de seu trabalho. Caso não sejam encontrados problemas, será concedido o aval para que você comece a receber os devidos créditos de carbono.

Para complementar esse processo, você poderá vender esses créditos recebidos a empresas poluidoras. Para encontrar compradores, intermediar as negociações e garantir a segurança de seu dinheiro, a CredCarbo também lhe ajudará nesta etapa.

A compra de créditos de carbono

Comprar créditos de carbono é um processo um pouco mais rápido, mas que apresenta uma importância ainda maior da ajuda da consultoria da CredCarbo. Isso porque, pelo fato de ser um mercado ainda bastante novo, existem pessoas mal-intencionadas que tentam aplicar golpes em empresas que desejam comprar créditos de carbono.

Para evitar esse tipo de problema, a CredCarbo avalia todas as informações necessárias em seu processo de compra. Dados a respeito do projeto de origem dos créditos, por exemplo, são verificadas para que se tenha plena confiança na veracidade dos créditos que serão adquiridos.

A segurança e a tranquilidade na compra de créditos de carbono são ainda mais reforçadas pelo fato de que a CredCarbo acompanha, também, todo o processo de emissão e homologação de seus créditos de carbono. Assim você não precisará sequer gastar mais do que o necessário em sua compra, caso haja qualquer crédito que já tenha sido emitido em nome de outra empresa anteriormente.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.