O coco é uma fruta bastante associada ao Brasil, especialmente pelo seu elevado consumo nas regiões litorais, como nas praias de todo o litoral brasileiro. Porém, diferentemente do que algumas pessoas podem imaginar, o Brasil não é o maior produtor de coco do mundo, pois está atrás de Índia, Filipinas e Indonésia nesse quesito.
Mesmo apenas como o quarto maior produtor de coco do mundo, o Brasil conta com uma área bastante significativa destinada a este tipo de plantação. Em especial, as regiões norte e nordeste se destacam na produção de coco, uma vez que o clima tropical, ainda mais intenso nestas regiões, beneficia a produção dessa fruta.
Mas as plantações de coco possuem uma importância ainda maior em relação ao que muitas pessoas, e até mesmo profissionais, imaginam. Isso porque, além da produção de coco, essas plantações ainda oferecem a seus responsáveis a possibilidade de implementação de estratégias que permitam a geração de créditos de carbono.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoOs créditos de carbono são certificados que são gerados a partir de ações que neutralizem, ou evitem a emissão, do dióxido de carbono na atmosfera. Esses créditos podem ser vendidos a empresas poluidoras, para que estas possam comprovar o seu investimento em trabalhos que neutralizem a sua poluição.
A geração de créditos de carbono em plantações de coco
Uma plantação de coco oferece muitas possibilidades de estratégias distintas para a geração de créditos de carbono, especialmente pelo fato de que os coqueiros são plantas altas, que deixam o solo livre para algumas ações. Porém, é preciso que se encontre uma estratégia que se encaixe em sua plantação, de acordo com o tamanho da área, seus recursos e a expectativa da quantidade de créditos a serem gerados.
Uma das ações mais simples para que se possa conseguir gerar créditos de carbono a partir de uma plantação de coco é com o chamado sequestro de carbono. Isso significa manter o dióxido de carbono no solo, para que seja utilizado pelas plantas como fonte de nutrientes, e não emitido à atmosfera.
Entre as principais formas de colocar essa estratégia em prática, uma das mais simples é com a utilização de plantas complementares em sua plantação, as quais evitarão a emissão desse gás. Essas plantas, em geral algumas espécies de capins, são conhecidas como plantas forrageiras, e podem beneficiar a sua produção.
Além disso, ainda é possível optar por algumas ações mais tradicionais para a geração de créditos de carbono a partir de sua plantação. A reserva de um espaço como área de reflorestamento e a substituição de combustíveis poluentes são algumas das ações mais tradicionais e que oferecem bom retorno.
Como vender créditos de carbono
Vender créditos de carbono, diferentemente do que algumas pessoas podem imaginar, é algo bastante complexo e que exige muito conhecimento específico, especialmente pelo fato de que é preciso gerar os créditos antes de os comercializar. Isso faz com que seja fundamental que as empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado e vender créditos de carbono tenham a ajuda da consultoria da CredCarbo.
Desta maneira, se você possui um projeto ambiental, que proporciona a neutralização de dióxido de carbono, faça já o seu cadastro na plataforma da CredCarbo. A partir desse momento, você receberá o atendimento personalizado da consultoria, de modo que saiba todos os passos que deverá realizar para gerar e vender seus créditos de carbono.
A CredCarbo lhe ajudará, por exemplo, a regularizar todos os documentos de seu projeto ambiental, para que não tenha qualquer empecilho na geração ou venda de seus créditos. Posteriormente, a consultoria lhe ajudará, também, a realizar o agendamento da visita de técnicos internacionais em sua plantação, para que conheçam seu projeto ambiental.
Esses técnicos são os representantes das entidades responsáveis pela emissão e controle dos créditos de carbono. Desta forma, é preciso que estes profissionais realizem a auditoria de seu projeto ambiental e concedam o seu aval, para que você possa começar a receber os devidos créditos de carbono, de acordo com o volume de dióxido de carbono neutralizado.
Após o recebimento destes créditos de carbono, você poderá fazer a sua comercialização, para que tenha o retorno financeiro desejado. A CredCarbo lhe ajudará, nesta etapa, com a identificação de compradores, a intermediação de suas negociações e a garantia de recebimento do dinheiro de suas vendas.
A compra de créditos de carbono
As empresas que precisam comprar créditos de carbono para zerar a sua taxa de emissão também podem contar com a ajuda da CredCarbo. Embora esse processo seja mais rápido, essa ajuda especializada é importante para que a compra de créditos de carbono seja mais segura.
A consultoria da CredCarbo pode evitar, por exemplo, que você seja vítima de golpistas, os quais se aproveitam do pouco conhecimento de algumas empresas e profissionais sobre esse mercado. Assim, todas as informações são verificadas pela CredCarbo, para que você possa ter plena certeza de que a sua compra será completamente segura.
Para ampliar a sua segurança e tranquilidade, a CredCarbo também acompanha o processo de emissão e homologação dos créditos adquiridos. Isso pode evitar, por exemplo, que você precise pagar mais do que o necessário por conta de créditos que já tenham sido emitidos em nome de outras empresas anteriormente.