A preocupação com o meio ambiente, e problemas como o efeito estufa, é algo que já está presente há muito tempo em praticamente todos os países do mundo. Justamente por conta disso é que, em 1997, no protocolo de Kyoto, os países mais industrializados do mundo criaram os créditos de carbono, uma estratégia de neutralização de gases poluentes.
Na prática, os créditos de carbono são certificados que recompensam as empresas e produtores que possuem projetos ambientais que permitam a neutralização ou o impedimento da emissão de gases poluentes, especialmente o dióxido de carbono. A cada tonelada de gás neutralizado, um crédito de carbono é emitido em favor dos responsáveis por esse projeto ambiental.
Esses créditos de carbono podem, posteriormente, ser comercializados com as empresas poluentes, que são aquelas que geram dióxido de carbono em suas atividades. Desta forma, as empresas poluentes podem zerar a sua taxa de emissão de carbono com a compra desses créditos, para que não sofram punições ambientais, enquanto as empresas e profissionais responsáveis pelos projetos ambientais são recompensados financeiramente com a venda dos créditos.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoCréditos de carbono a partir de plantações de melão
Um dos locais em que os projetos ambientais podem ser colocados em prática para a geração de créditos de carbono são as plantações de melão. Apenas no Brasil, há aproximadamente 22 mil hectares de plantações de melão, espaço suficiente para que sejam realizados diversos tipos de projetos de neutralização de dióxido de carbono.
Um dos exemplos de como gerar créditos de carbono a partir de plantações de melão, é com a utilização de plantas forrageiras ao longo de sua plantação. Isso faz com que o dióxido de carbono seja mantido no solo, e utilizado como fonte de nutrientes para a produção de melões, ao invés de sua emissão na atmosfera, de modo que se possa gerar créditos de carbono a partir disso.
Outros exemplos mais comuns são a destinação de áreas para o reflorestamento, ou mesmo a utilização de combustíveis mais limpos em seu maquinário, os quais não gerem a mesma emissão de dióxido de carbono que os combustíveis tradicionais.
Obviamente, os projetos ambientais a serem colocados em prática dependem muito do tamanho da plantação de melão em que serão realizados. Assim, é preciso que se leve em consideração o espaço destinado para esse tipo de projeto, bem como o volume de dióxido de carbono que se espera neutralizar para gerar mais ou menos créditos de carbono.
Como vender créditos de carbono
O mercado de créditos de carbono é algo que atrai cada vez mais interessados, especialmente pela possibilidade de retorno financeiro com a venda de créditos de carbono. Porém, vender créditos de carbono é algo que pode ser mais difícil do que parece, pois esse é um mercado bastante complexo, e que requer conhecimento específico, de modo que contar com a consultoria da CredCarbo é algo essencial para o sucesso.
Além disso, antes de conseguir vender créditos de carbono, é preciso que esses créditos sejam gerados. Para que isso seja feito de forma rápida e segura, caso você já tenha um projeto ambiental que viabilize a neutralização de dióxido de carbono, faça o seu cadastro na plataforma da CredCarbo.
A partir desse cadastro, você começará a receber o atendimento personalizado da CredCarbo, voltado especificamente para o seu projeto. Além de receber um pipeline completo da consultoria, você ainda terá a avaliação de seu potencial de geração de créditos de carbono e informações a respeito dos passos seguintes a serem realizados.
Um dos primeiros pontos em que seu projeto pode ser beneficiado pela consultoria da CredCarbo é a identificação de documentos que precisem ser regularizados. Essa atualização de documentos é essencial para que não tenha qualquer tipo de problema na geração ou venda de seus créditos de carbono.
Apenas depois da regularização dos documentos de seu projeto é que poderá ser feito o agendamento da visita de técnicos internacionais, representantes dos órgãos responsáveis pela emissão e controle de créditos de carbono.
Esses profissionais realizarão a auditoria completa de seu projeto, para que possam conceder o aval para a geração de créditos em seu favor, de acordo com o volume de dióxido de carbono neutralizado.
Por fim, após o recebimento destes créditos, você poderá fazer a comercialização com empresas poluidoras, de modo que tenha, assim, o esperado retorno financeiro gerado pelos créditos de carbono.
A compra de créditos de carbono
Embora o processo de compra de créditos de carbono seja mais rápido do que a geração e a venda desses créditos, as empresas que desejam adquirir esses créditos também podem contar com a ajuda da CredCarbo. Nesse caso, essa consultoria visa aumentar a segurança de sua empresa, e até mesmo de seu dinheiro nessa compra.
Para que se tenha uma melhor compreensão de como a consultoria da CredCarbo aumenta a segurança de sua compra de créditos de carbono, todas as informações dos créditos a serem adquiridos são checadas pelos profissionais. Pontos como a existência e a regularidade do projeto de origem dos créditos são exemplos desse trabalho.
Além disso, a emissão e homologação dos créditos comprados também são processos acompanhados de perto pela consultoria da CredCarbo. Mais do que a segurança, isso ainda pode gerar uma significativa economia em sua compra, pois não será necessário pagar a mais por créditos que já tenham sido emitidos em nome de outras empresas anteriormente.