O Brasil é um país que possui uma fruticultura muito rica, com diversas espécies e variedades de frutas nativas, e que conquistam o gosto de consumidores em todo o mundo. Uma destas frutas é a goiaba, que possui características únicas e tem no Brasil o seu principal produtor.
Em especial, o estado de São Paulo é o principal responsável pela produção de goiaba no país, pois apenas no estado paulista existem mais de 6500 hectares destinados apenas à produção desta fruta. Isso representa uma produção, aproximada, de 200 mil toneladas de goiaba, um número bastante significativo.
Mesmo que essa produção expressiva de goiaba já represente um ganho importante para as empresas e produtores responsáveis pela produção de goiabas no país, essa não é a única forma de ganhos destes profissionais. Isso porque as plantações de goiabas oferecem uma possibilidade muito grande de que sejam gerados créditos de carbono, os quais podem ser comercializados e gerar ainda mais lucro a estas empresas e trabalhadores.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoOs créditos de carbono são certificados e podem ser comercializados por empresas que tenham projetos ambientais que neutralizem a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Assim, ações que neutralizem esse gás, ou que evitem a sua emissão, podem gerar créditos de carbono e fazer com que haja maiores ganhos a seus responsáveis.
Como gerar créditos de carbono em uma plantação de goiabas
A geração de créditos de carbono é algo que pode ser realizado de muitas formas diferentes, pois existem diversas estratégias que podem possibilitar a neutralização do dióxido de carbono e, consequentemente, gerar esses créditos. Assim, é preciso que se conheça as diferentes alternativas para gerar créditos de carbono a partir de uma plantação de goiabas.
Algumas das estratégias mais tradicionais são, também, as mais conhecidas, de modo geral. Trata-se de ações como a reserva de um espaço para utilização como área de reflorestamento, ou mesmo a substituição do combustível comum de seu maquinário por opções mais limpas.
Entretanto, existem algumas outras ações que podem ser até mais simples de serem colocadas em prática. Uma delas é a opção pelo plantio direto, ou seja, uma estratégia na qual a plantação é feita de uma forma mais simples, sem uma preparação química do solo, o que leva a uma menor emissão de dióxido de carbono.
No caso de plantações que já estejam em fase de produção, uma estratégia mais simples é a opção pelo uso de plantas forrageiras em conjunto com as goiabeiras. Essas plantas ajudarão a manter o dióxido de carbono preso no solo, para que sirva como fonte de nutrientes para a própria plantação, ao invés de ser emitido para a atmosfera terrestre.
Como comercializar os créditos de carbono
Uma vez que se tenha um projeto ambiental que permita a neutralização de dióxido de carbono a partir de sua plantação, é preciso que se faça a geração dos créditos de carbono, para que possam ser comercializados. Embora possa parecer simples, esse é um processo bastante complexo, e que requer o conhecimento especializado da consultoria da CredCarbo.
A consultoria da CredCarbo lhe ajudará a realizar os passos necessários para que possa, de fato, gerar créditos de carbono, para que possam ser posteriormente comercializados. O primeiro auxílio dessa consultoria será com a identificação de documentos que precisem ser atualizados, para que não se tornem empecilho mais à frente em seu processo de venda.
Ao regularizar todos os documentos de seu projeto, caso isso seja necessário, é possível agendar a visita de técnicos internacionais ao seu projeto. Estes profissionais farão a auditoria completa de seu projeto, para que possam dar o seu aval positivo e permitir que os órgãos responsáveis passem a gerar créditos de carbono em seu favor.
Assim, de acordo com o volume de dióxido de carbono que o seu trabalho neutralize, os devidos créditos de carbono serão recebidos. Por fim, basta que se faça a comercialização destes créditos com empresas que desejem zerar sua taxa de emissão de carbono, etapa na qual também poderá contar com a ajuda da CredCarbo.
A compra de créditos de carbono
Embora haja um interesse muito grande em vender créditos de carbono, é importante que se saiba, também, que as empresas que precisem comprar estes créditos podem contar com a ajuda da CredCarbo nessa tarefa. Nesse caso, a consultoria visa garantir a segurança das empresas compradoras.
Exemplo de como a CredCarbo pode tornar a compra de créditos de carbono mais segura é a verificação realizada a respeito dos créditos que serão adquiridos. Até mesmo o projeto de origem dos créditos é avaliado, para que se saiba se é um trabalho existente e regularizado, por exemplo.
Além disso, todo o processo de emissão e homologação dos créditos de carbono adquiridos é acompanhado de perto pela CredCarbo. Isso evita, por exemplo, que você precise pagar a mais por créditos que já tenham sido emitidos anteriormente, em nome de outras empresas.
Assim, seja para vender ou comprar créditos de carbono, o ingresso nesse mercado deve ser feito com muita cautela, e com a ajuda dos profissionais especializados da CredCarbo, para que sua empresa, e seu dinheiro, tenham total segurança em suas transações.