Foto

Créditos de Carbono em plantações de tomate – Saiba como comprar e vender

Vender créditos Comprar créditos
Foto

O tomate é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, especialmente no Brasil, e faz parte da alimentação cotidiana de grande parte da população. Obviamente, isso reflete nos números de produção desse alimento, que conta com muitas plantações ao redor do mundo para que possa suprir a sua demanda.

Apenas no Brasil, são quase 4 bilhões de quilos de tomate produzido todos os anos, de acordo com a FAO (Food and Agriculture Organization), entidade diretamente ligada à ONU. Mesmo com essa expressiva produção de tomate, o Brasil ainda é apenas o décimo maior produtor do mundo, atrás de países como Espanha, México e a China, maior produtora de tomate do mundo, também segundo a FAO.

Com toda essa produção, e, obviamente, um número elevado de plantações de tomate, é natural que haja a preocupação, ou o interesse, de conseguir gerar créditos de carbono em plantações de tomate.

Canais de Atendimento

Assim, além dos benefícios oferecidos para a própria plantação, os produtores e empresas responsáveis pela produção de tomates ainda podem obter um ganho financeiro maior, por meio da comercialização destes créditos.

Como gerar créditos de carbono com suas plantações de tomate

As plantações de tomate representam uma grande oportunidade para que os seus produtores possam conseguir gerar créditos de carbono. Isso porque existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática, de modo que essa plantação renda ainda mais créditos a seus responsáveis.

A primeira destas estratégias, e uma das mais simples, é a opção pelo plantio direto das sementes de tomate. Ou seja, no momento da plantação, não é feito o uso de produtos químicos, de modo que o dióxido de carbono possa ser mantido no solo, e até mesmo utilizado pelas plantas como uma fonte de nutrientes.

Outra estratégia simples, e que proporciona benefícios até mesmo à produção de tomates, é o plantio de plantas forrageiras entre os tomates, ou mesmo no período de entressafra.

Essas plantas também contribuem para que o dióxido de carbono seja mantido, de forma majoritária, no solo, com uma menor emissão à atmosfera, o que amplia os nutrientes no solo para a sua plantação.

Além disso, ainda é possível optar por estratégias mais convencionais para a geração de créditos de carbono a partir de suas plantações de tomate. Algumas das mais comuns são a reserva de um espaço como área de reflorestamento, ou a substituição de combustíveis tradicionais por opções mais limpas, que não gerem dióxido de carbono a partir de seu uso.

Aprenda a vender os créditos de carbono

O primeiro ponto que precisa ser compreendido a respeito da venda de créditos de carbono é que esse é um processo complexo, que exige algum conhecimento específico a respeito desse mercado. Assim, as empresas e produtores que desejem vender créditos de carbono a partir de suas plantações de tomate, devem contar com o auxílio da consultoria da CredCarbo.

Desta maneira, se você já possui um projeto que viabilize a geração de créditos de carbono a partir de sua plantação de tomate, faça o seu cadastro na plataforma da CredCarbo, para que possa começar a receber o atendimento personalizado. Além de um pipeline completo e as informações sobre o seu projeto, especificamente, você ainda poderá conhecer os próximos passos a serem realizados.

A CredCarbo lhe ajudará, por exemplo, no agendamento da visita dos técnicos internacionais, responsáveis pela auditoria de seu projeto. Esses profissionais são ligados às entidades que emitem e homologam os créditos de carbono, de modo que o seu aval positivo é necessário para que o seu projeto possa, de fato, gerar créditos de carbono.

Caso não haja problemas ou obstáculos na visita destes técnicos, você poderá começar a receber os créditos de carbono, de acordo com o volume de dióxido de carbono neutralizado em seu projeto. Com esses créditos, a CredCarbo lhe auxiliará na comercialização, que consiste na venda de créditos a empresas poluidoras, que precisem dos créditos de carbono para zerar a sua taxa de emissão.

Desta maneira, a consultoria da CredCarbo é essencial para que se tenha maior facilidade e segurança, desde a geração dos créditos de carbono até, de fato, o recebimento do dinheiro de suas vendas.

A compra dos créditos de carbono

Diferentemente do processo de venda dos créditos de carbono, a compra é bem mais rápida, pois são poucos os passos que devem ser realizados. Porém, especialmente por ser um mercado ainda muito novo e desconhecido por muitas pessoas, há um risco relacionado a tentativas de golpes e fraudes nesse tipo de negociação.

Assim, para as empresas que desejam comprar créditos de carbono, a consultoria da CredCarbo também é extremamente importante. Além de tornar mais fácil o processo de compra, ainda há a segurança proporcionada pelo acompanhamento de todas as informações referentes aos créditos que serão adquiridos, desde o projeto que os originou até a sua homologação.

O acompanhamento do processo de homologação dos créditos de carbono comprados, inclusive, é outro no qual a consultoria da CredCarbo pode lhe render benefícios.

Nesse caso, com esse auxílio da CredCarbo, você não precisará realizar pagamentos adicionais, os quais poderiam ocorrer no caso de créditos que já tenham sido emitidos em nome de outra empresa antes de sua compra.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.