O crescimento empresarial e a sustentabilidade podem andar junto, um colaborando para o desenvolvimento do outro. Neste texto você verá as vantagens de crescer de forma sustentável, tanto para a sua empresa como para o planeta.
O modo de ser de empresas não é mais o mesmo já faz algumas décadas, apenas buscar o lucro é insuficiente, pode ser, inclusive prejudicial à imagem da sua corporação. Isso porque o consumidor tem uma preferência de consumir produtos e serviços produzidos por empresas sustentáveis.
Saiba como ser mais sustentável e ainda crescer economicamente.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoO que á abordagem verde
Empresas podem ser administradas e geridas sobre diversos pontos de vistas e princípios, que irão influenciar ações e trazer resultados, positivos e negativos. Uma delas é a abordagem verde, que se preocupa além de resultados financeiros, mas também com a sua função social.
Isto é, além de exercer suas atividades econômicas habituais com o fim de entregar produtos e serviços a seus consumidores empresas devem tomar medidas para diminuir os seus impactos, tanto de forma social como ambiental.
Mais do que colaborar para um meio ambiente limpo e agradável, empresas sustentáveis ganham diversas vantagens que irão potencializar a sua sobrevivência no mercado de capitais.
Vantagens de ser sustentáveis
A sustentabilidade não é apenas ambiental, mas também econômica, pois, as práticas sustentáveis colaboram para que a empresa tenha processos que não causem danos e riscos excessivos, que tornariam a sua existência insustentável a longo prazo..
Veja as principais vantagens de adotar a abordagem verde:
1. Melhoria na imagem e melhor comunicação social
O mundo não é mais o mesmo, e com ele mudou-se o perfil de consumidor, isto é, a forma como as pessoas consomem produtos e serviços sofreram diversas alterações ao longo do tempo.
Há algumas décadas o consumidor não se preocupava sobre como o produto preferido era produzido ou a sua origem. Hoje, a situação já é muito diferente, com um mundo cada vez mais conectado através da internet a consciência é cada vez maior, de forma que novas preocupações ganham força no consumo do cliente.
Uma delas é a tendência por preferir consumir produtos e serviços sustentáveis ou produzidos por empresas que praticam a abordagem verde, isso porque atualmente o consumidor tem a consciência de que suas práticas de consumo podem afetar o meio ambiente, que é sua única casa.
Desta forma, praticar a abordagem verde aumenta as suas vendas, mas traz uma vantagem ainda maior, uma melhoria significativa da imagem da empresa perante o público-alvo.
Além disso, uma vez que a atuação da empresa está alinhada com interesses do consumidor ganha-se com uma melhor comunicação e interação, o que têm impacto direto em um aumento na taxa de vendas.
2. Diminuição nos gastos
Faz parte da abordagem verde diminuir a utilização de matérias-primas através de técnicas, como a gestão inteligente de recursos. Através de uma boa administração de estoques, é possível saber com exatidão o que se têm estocado, e, assim, evitar compras em excesso.
Um monitoramento eficiente do processo produtivo pode verificar gastos que poderiam ser evitados, causando diretamente uma redução de custos através da otimização das atividades da empresa.
A abordagem verde também tem como objetivo substituir elementos produtivos por outros mais eficientes ou mais econômicos. É, por exemplo, o caso da energia elétrica, que forneça energia limpa e mais barata através da instalação de painéis fotovoltaicos.
3. Diminuição nos riscos
Toda atividade empresarial, principalmente a industrial e agropecuária, possui seus riscos, em diferentes graus, assim, a sustentabilidade se demonstra como uma forma de evitar riscos, que podem prejudicar a sobrevivência da empresa em curto, médio e longo prazo.
A legislação social e ambiental nacional, bem como a internacional é rígida, prevendo pesadas penalidades para o caso de violação ou danos ambientais.
Já que uma das etapas da abordagem verde é garantir e monitorar o cumprimento da legislação, como a expedição e renovação de licenciamento ambiental, evita-se o pagamento de elevadas multas ou até mesmo a condenação a paralisação das atividades empresariais, que pode ser temporária ou permanente.
É bom destacar que a sustentabilidade não age somente na questão ambiental, mas também no social, pois uma empresa pode causar danos sociais, como danos a coletividades, como uma discriminação em seu local de trabalho.
Por isso, é importante prezar pelo pluralidade e diversidade das suas equipes de colaboradores. Uma boa forma de garantir o respeito pela legislação trabalhista é adotar o compliance, os princípios da governança corporativa, bem como contratar consultorias externas.
4. ESG
ESG, sigla em inglês para “Envinromental, Social and Governance‘ é um conjunto de boas práticas e estratégias que visam reduzir riscos e impactos em três diferentes, mas complementares, campos: Ambiental, Social e Governança.
Desta forma, adotar as práticas e estratégias de ESG consiste em desenvolver um processo em constante otimização e transformação, que deve ser sempre especializado para enfrentar as necessidades e dificuldades de cada corporação.
Buscando uma maior eficiência, o processo deve ser monitorado e constante revisto, sendo assim, possível acompanhar metas e objetivos, além de identificar falhas, para, desta forma, apresentar soluções e correções em tempo hábito, antes que estas causem consequências ainda mais desagradáveis.
Saiba como a sua empresa pode lucrar com a sustentabilidade.