O futuro deve ser garantido pelo presente, isto é ações que tomamos hoje refletirão no meio ambiente que as futuras gerações terão. Desta forma, para verificar a que nível deve se utilizar de indicadores.
É importante que toda empresa, através da diminuição de seus impactos, atue para colaborar com a redução da degradação dos recursos naturais, e, assim garantir um futuro mais sustentável e saudável.
Veja abaixo os principais indicadores utilizados para medir nível de sustentabilidade. Boa leitura!
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoO que é sustentabilidade?
Engana-se quem pensa que a sustentabilidade e lucro são inimigos. Na verdade, é possível inclusive obter melhores resultados econômicos adotando práticas sustentáveis.Isso porque a sustentabilidade não é somente econômica, mas, social e, principalmente, econômica.
De forma que através da sustentabilidade são adotadas boas práticas que visam garantir a sobrevivência de uma corporação ou negócio a longo prazo, visando, igualmente, a sua evolução empresarial e econômica, ao mesmo tempo que se diminui seus impactos na sociedade e meio ambiente em que está inserida.
Outro ponto que sempre deve ser destacado é que o mundo empresarial está sofrendo mudanças drásticas, de modo que empresas que apenas se preocupam com o seu lucro acima de tudo já não são bem-vistas. Pelo contrário, cada vez ganha-se mais força a tendência da preferência do consumidor por comprar de empresas sustentáveis.
Por que medir sustentabilidade?
Apenas ser sustentável não basta, é preciso realizar a sua medição constante por duas principais razões.
A primeira é porque todo processo sustentável deve ser acompanhado de perto para que sejam coletados dados, dessa forma, eventuais falhas ou erros possam ser corrigidos, e, assim a sustentabilidade otimizada através de um contínuo procedimento de atualização.
Além disso, por diversos motivos, é importante comprovar que a empresa é sustentável. Um dos porquês trata-se de uma melhor comunicação e relação com os seus clientes, que, como já dito, preferem consumir de empresas que atuam para preservar o meio ambiente.
Mas também, a sustentabilidade gera oportunidades, como o mercado de carbono, para empresas que reduzem a emissão de gases do efeito estufa, que podem trocar as reduções por créditos.
O mercado de carbono é resultado de um esforço global para reduzir os gases que causam o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO²), sendo um compromisso de países e corporações para diminuírem os seus impactos no meio ambiente.
Desta forma, empresas e países que não conseguiram cumprir suas metas na redução de emissão de gases compram crédito de empresas sustentáveis.
Vantagens dos indicadores de sustentabilidade
Através de indicadores é possível otimizar a gestão de sustentabilidade, assim, otimizando a utilização de recursos, tanto humanos como financeiros, para entregar um serviço mais completo e eficiente.
Outra vantagem da utilização de indicadores é a maior facilidade no cumprimento de metas, já que são capazes de direcionar esforços na direção e medidas corretas, bem como podem colaborar na elaboração de objetivos mais realistas frente o atual cenário da empresa.
Por meio de indicadores de sustentabilidades é possível comprovar o estado que a empresa saiu, comparando-o com o atual momento, demonstrando assim os avanços conquistados.
Além disso, riscos podem ser identificados com maior facilidade, permitindo a elaboração de avisos e alertas pontuais, bem como a antecipação de cenários drásticos.
Principais indicadores sustentáveis
Indicadores sustentáveis não podem ser utilizados de maneira discriminada, não havendo assim, um padrão genérico a ser usado por todas as empresas. Pelo contrário, cada empresa deve analisar a sua situação e utilizar o que é mais viável e necessário para o seu caso.
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Obrigatório para todos os geradores de resíduos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, analisa a gestão adequada de resíduos bem como a potencialidade de dar destinação final correta para estes.
Desta forma, através deste indicador, que deve ser elaborado por um responsável técnico devidamente capacitado, é possível acompanhar não somente a destinação final correta, mas todo o processo produtivo, assim, otimizando as práticas ambientais de um negócio.
Também chamado de PGR, é exigido como condicionante para o licenciamento ambiental, sendo necessário inclusive para a renovação da licença.
Consumo de água
Monitorar o nível de consumo de água é fundamental para acompanhar o nível de sustentabilidade da sua empresa, isso porque aumentos anormais e inesperados podem indicar algum problema, como vazamentos ou falhas em máquinas.
O ideal é ter um controle em tempo real ou ao menos frequente para que eventuais situações sejam eficientemente e rapidamente corrigidas.
Trata-se de um monitoramento simples, mas que pode trazer grandes resultados tanto na sustentabilidade bem como na redução de despesas e riscos.
Matéria-prima utilizada
De forma semelhante, controlar a quantidade de matéria-prima utilizada em seus processos industriais irá te auxiliar a verificar se a gestão de estoque está sendo bem feita, além de monitorar os avanços de práticas sustentáveis, como a introdução de técnicas que utilizem menos matérias básicas.
Pegada de carbono
A pegada de carbono, carbon footprint visa medir a emissão de gases que causam o efeito estufa inseridas na atividade industrial, o que colabora para acompanhar o total de avanço na redução de emissão de gases.
Saiba como reduzir o impacto ambiental e obter lucros com crédito de carbono.