Foto

Dicas de como implementar a ISO 14001 na sua empresa

Vender créditos Comprar créditos
Foto

Com o passar dos anos, os sinais que a natureza precisa de cuidados, se tornaram ainda mais alarmantes. Por isso, ver assuntos como sustentabilidade, reciclagem, ISO 14000, além da sustentabilidade empresarial, créditos de carbono e vários outros, é bastante comum.

Porém, para muitos a ISO 14000, ainda pode ser uma pauta nova. Mas, de forma simplificada, se trata de uma série de normas internacionais relacionadas à gestão ambiental.

Também chamadas de Sistema de Gestão Ambiental (SGA), é reunida várias orientações sobre auditorias ambientais, avaliação do desempenho ambiental e também análise do tempo de vida de determinados produtos.

Canais de Atendimento

Assim, quando uma empresa implementa esse conjunto de normas, favorece a padronização de suas atividades, mas com ações testadas e garantidas. Ou seja, quando uma organização é certificada ISO, significa que seu foco é na máxima qualidade de todos os seus processos.

Com isso em mente, separamos algumas dicas que vão ajudar você a implementar a ISO 14000 em sua empresa. Então acompanhe até o final e saiba mais sobre o assunto.

Compreender os seus impactos na empresa

Naturalmente, para alcançar a excelência em qualquer processo dentro de uma empresa, é necessário, antes, dominá-lo. Em outras palavras, antes de optar por implementar a ISO, busque compreender mais sobre o assunto.

Por mais que através do texto já consiga ter uma noção do que é a ISO 14000, essas informações são apenas uma base. Por isso, procure se especializar no assunto e quais os impactos que ela oferece dentro da empresa.

Além de tudo, também é preciso traçar um plano. Nele deve conter quais objetivos deseja alcançar com a ISO 14000, como ela pode ser implantada, como conseguir esse processo e também, quais resultados se espera.

Assim, esse passo será fundamental para dar início a implementação da ISO 14000 e garantir o resultado esperado.

Realize o diagnóstico para avaliação atendimento da legislação ambiental

Nesse passo, é fundamental que seja realizado um levantamento de todas as condições ambientais das empresas, além das ações que serão implementadas em todo o processo do projeto estabelecido.

Assim, com a ajuda de um especialista, é necessário identificar todos os aspectos e os impactos ambientais que a sua empresa pode oferecer. Compreendendo todo o processo, definido a sua política ambiental.

Ou seja, em todos esse processo é feita a relação entre os processos e os impactos que eles podem oferecer à natureza, sejam eles reais ou potenciais. Com isso, é possível estabelecer quais aspectos são significativos, que deve ser feito o controle pela empresa.

Implementação dos requisitos

Com o diagnóstico pronto, chegou a hora de implementar os requisitos legais. Nesse caso, é necessário que haja o acompanhamento com um especialista ou uma consultoria, assim, é possível garantir segurança e um processo rápido.

Nesta etapa, também é desenvolvido todo o plano de ação, responsável por manter a organização, garantindo que todos os processos sejam realizados, segundo a nova rotina estabelecida.

Assim, é fundamental que seja realizado o planejamento de todo o projeto ISO, para que a empresa tenha ações mais seguras e realmente eficientes, adaptando-se a normas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Treine toda a empresa com ISO 14001

Em geral, a ISO 14001, é a única norma da ISO 14000, considerada auditável, por isso, é bastante comum que as empresas optem pela sua implementação. Desta forma, aprender sobre ela, se torna um ponto fundamental.

Entretanto, é de suma importância que toda a empresa esteja preparada para essa nova rotina, além disso, essa novidade precisa ser de conhecimento de todos, afinal, são responsáveis pelos processos do dia a dia na organização.

Por isso, realizar treinamentos, mentorias ou até mesmo palestras, pode ser uma ótima forma de preparar as equipes e capacitá-las, já que com as novas normas, é comum que mude a rotina de alguns processos das empresas.

Além disso, o treinamento também é responsável por conscientizar cada pessoa presente na empresa, conscientizando sobre esses novos requisitos, fazendo com que trabalhem alinhadas com um mesmo propósito.

Definir os objetivos segundo as normas legais

Como citamos no texto, a ISO 14000 é uma série de normas internacionais relacionadas à gestão ambiental. Desta forma, com a equipe preparada, o próximo passo é definir os objetivos.

Nesse caso, esses objetivos e metas devem ser estabelecidos, segundo os aspectos ambientais significativos e também as normas legais das legislações ambientais. Os aspectos ambientais significativos, nada mais são que o foco de um sistema de gestão ambiental.

Eles podem ser tanto negativos, quanto positivos, mas que de alguma forma podem impactar o meio ambiente. Por isso, os objetivos devem ser estabelecidos através desse ponto, assim, é possível compreender melhor o caminho a se seguir para atingir essas melhorias.

Documente o SGA

Para documentar o seu SGA, é necessário seguir os pontos abaixo.

Política SGA: de forma simplificada, representa a declaração de uma organização, apresentando o seu objetivo e a direção que deseja seguir com o SGA.

Procedimentos: podem ser realizados de diversas formas, textos, ilustrativos ou qualquer combinação. Mas, é necessário conter título, propósito, escopo, responsabilidade, explicitação das atividades, entre outros.

Registros e formulários: responsáveis por evidenciar as atividades e processos das empresas, realizado de forma segura, segundo as normas ISO 14000.

Venha conferir o nosso site e saiba mais sobre!

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.