O nordeste brasileiro é uma região que apresenta um elevado potencial de crescimento econômico, motivo que tem feito com que cada vez mais empresas e indústrias busquem sediar suas produções em cidades desta região. Uma destas cidades é São Luís, capital do estado do Maranhão, que apresentou um crescimento industrial bastante significativo nos últimos anos.
Este crescimento industrial apresenta muitos benefícios para a população local, como maior oportunidade de trabalhos, qualidade de vida, entre muitas outras vantagens para a sociedade. Porém, não são apenas benefícios que são gerados por este progresso, pois também há um contratempo em virtude disso, que é o aumento da emissão de gases do efeito estufa em São Luís.
Entre estes gases, um dos mais importantes é o dióxido de carbono, que é um dos principais responsáveis por consequências negativas para o meio ambiente, como o buraco da camada de ozônio, por exemplo. Desta maneira, é importante que se busque maneiras de fazer com que os efeitos negativos desta emissão de gases sejam minimizados.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoPara isso, uma das principais maneiras de neutralizar a emissão de dióxido de carbono é com a estratégia de utilização de créditos de carbono. Estes créditos são uma estratégia planejada pelos principais países industrializados do mundo por meio do protocolo de Kyoto, que visa amenizar as consequências da poluição geradas pela industrialização.
A importância do uso de créditos de carbono como meio de neutralizar a emissão de dióxido de carbono é tamanha, que a cidade de São Luís já possui alguns planos para que se tenha um maior incentivo aos projetos geradores destes créditos. Assim, a intenção é que São Luís possa ser uma das cidades com menor taxa de emissão de carbono do nordeste brasileiro dentro das próximas décadas.
Saiba o que é e como funciona o crédito de carbono
O primeiro passo para que se possa entender o mercado de créditos de carbono é saber o que são estes créditos. Na prática, estes créditos são uma forma de incentivo para que as empresas estabeleçam projetos que permitam diminuir a emissão de dióxido de carbono, ou neutralizar os gases já emitidos pelas empresas.
Com este incentivo, estas empresas podem obter benefícios financeiros, uma vez que os créditos de carbono podem negociar os créditos recebidos. Desta forma, além de gerar o benefício ambiental, os projetos colocados em prática por estas empresas ainda permitem que obtenham dinheiro para manter e otimizar estes projetos e qualquer outra ação.
Esta venda dos créditos de carbono é possível por conta da sua forma de utilização, uma vez que os créditos não são úteis apenas para as empresas que possuem os projetos ambientais. Mais do que isso, os créditos são muito úteis para as empresas que emitem dióxido de carbono, pois funcionam como uma forma de compensação dos gases emitidos.
Ou seja, as empresas poluidoras, que não possuem meios de diminuir a sua emissão de carbono de maneira natural, podem comprar os créditos de carbono como forma de comprovação de seu comprometimento com as questões ambientais. Assim, estas empresas podem comprar a quantidade de créditos que lhes ajude a zerar sua taxa de emissão de carbono, e evitar qualquer tipo de punições ambientais.
Saiba como vender créditos de carbono
A venda de créditos de carbono é um processo que pode ser bastante complexo, especialmente para pessoas e empresas que não estejam habituados com este mercado, o qual ainda é muito recente. Por esse motivo, é importante que se tenha uma ajuda profissional, como a consultoria da CredCarbo, que pode lhe ajudar em todas as etapas da venda de créditos de carbono.
Para que a sua empresa possa começar a vender créditos de carbono, o primeiro passo é a geração destes créditos, o que só é possível por meio de um projeto ambiental de neutralização da emissão de carbono. Assim, antes de qualquer outra ação, é preciso que se tenha um projeto deste tipo em sua empresa.
Além disso, é importante que toda a documentação de seu projeto esteja regularizada, para evitar que se tenha qualquer tipo de problema no futuro, seja na geração ou na comercialização dos seus créditos de carbono.
Com esta documentação regularizada e um projeto que viabilize, de fato, a geração de créditos de carbono, o passo seguinte é o seu cadastro na CredCarbo. Neste momento você começará a receber o atendimento personalizado da consultoria especializada, de modo que conheça todos os passos necessários para a geração e venda de seus créditos, bem como toda a ajuda que precise.
Um dos pontos em que a consultoria da CredCarbo poderá lhe ajudar é com a realização do agendamento da visita de técnicos internacionais em seu projeto. Estes técnicos serão os responsáveis por fazer a auditoria completa de seu trabalho, desde a documentação até a execução do projeto, para que possam autorizar que sua empresa comece a receber os devidos créditos de carbono.
Uma vez que tenha obtido esta aprovação, basta aguardar que os créditos sejam emitidos e homologados, para que você possa fazer a sua comercialização com a venda a empresas que necessitem destes créditos. Assim, com a ajuda da CredCarbo, em pouco tempo você já poderá ter o retorno financeiro esperado com os seus créditos de carbono.