Os créditos de carbono são a principal estratégia de neutralização de gases poluentes do mundo na atualidade, com um foco bastante voltado para o dióxido de carbono, um dos gases responsáveis por muitos problemas ambientais, como o efeito estufa, por exemplo. Mas o que algumas pessoas podem, ainda, não saber, é que esta estratégia não é tão recente assim, e conta com mais de duas décadas de utilização.
A estratégia de uso dos créditos de carbono foi implementada em 1997, pelos países mais industrializados do mundo à época, durante a realização do protocolo de Kyoto. Com isso, estes países visavam fazer com que as suas empresas e profissionais atuassem no combate à poluição gerada pelas indústrias, com o incentivo financeiro que isso poderia lhes gerar.
Assim, os créditos de carbono são emitidos em favor dos responsáveis pelos projetos ambientais que consigam neutralizar o dióxido de carbono da atmosfera. Para cada tonelada deste gás que os projetos consigam neutralizar, um crédito é emitido e pode ser posteriormente comercializado, para que estes responsáveis cheguem, assim, ao seu lucro esperado por meio do trabalho ambiental.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoA compra dos créditos de carbono é feita por empresas poluidoras, as quais podem fazer uso destes créditos para que consigam, assim, zerar a sua taxa de emissão de carbono. Isso significa que estas empresas podem comprovar o seu investimento em trabalhos ambientais que compensem a sua poluição, de modo que não sofram com punições ambientais ou administrativas por conta da sua emissão de gases poluentes.
Os créditos de carbono em Paragominas
A utilização dos créditos de carbono é muito importante em cidades nas quais as atividades industriais sejam importantes para a economia legal. Assim, além de evitar problemas ambientais, estas empresas não correm riscos de sofrerem punições que impediriam a realização de suas atividades, e podem ampliar os seus benefícios socioeconômicos ao município em que estão localizadas.
Um bom exemplo de cidade em que o uso dos créditos de carbono é importante é em Paragominas, cidade do estado do Pará, que fica a uma distância aproximada de 300km da capital, Belém. Por quase toda a sua história, Paragominas teve na extração de recursos naturais e atividades agropecuárias a base de sua economia, mas na última década isso passou a mudar, com a chegada de importantes empresas do setor industrial ao município.
Isso gerou um grande atrativo para o município de Paragominas, que passou a receber mais moradores, interessados nas melhores oportunidades de trabalho oferecidas pela indústria local. Porém, para que os aspectos positivos possam ser ressaltados, estas indústrias devem se atentar à legislação ambiental, para não prejudicar o meio ambiente e, consequentemente, serem punidas.
Assim, em uma cidade em desenvolvimento industrial, como é o caso de Paragominas, é importante que se faça o uso dos créditos de carbono, para que desde o início de suas atividades não haja qualquer tipo de problemas ou prejuízos ambientais causados pela emissão de gases poluentes.
A compra dos créditos de carbono
Para que o uso dos créditos de carbono seja ainda mais simples e facilitado, é importante que os responsáveis pelas empresas poluidoras saibam como deve ser feita a compra dos créditos de carbono que poderão ser utilizados posteriormente. Na prática, esse processo é bastante simples, pois se trata de uma negociação direta com os vendedores destes créditos, sejam eles empresas ou profissionais independentes.
Entretanto, há o risco de que pessoas mal-intencionadas tentem aplicar golpes ou realizar fraudes durante este processo de compra e venda de créditos de carbono, especialmente pelo pouco conhecimento geral a respeito deste mercado. Para eliminar este risco, o ideal é que se tenha a ajuda da consultoria da CredCarbo ao seu lado ao longo do seu processo de compra destes créditos.
A segurança é garantida pelos profissionais da CredCarbo, os quais avaliam cuidadosamente os créditos que sua empresa poderá adquirir. Desta forma, a negociação somente será iniciada com o conhecimento completo destes créditos e de seus vendedores, como o seu histórico, o projeto de origem dos créditos, entre muitos outros detalhes complementares.
Além disso, a consultoria da CredCarbo ainda pode lhe oferecer um benefício bastante atraente, que é a possibilidade de economia em sua compra de créditos de carbono. Ao acompanhar o processo de emissão e homologação dos créditos adquiridos, os consultores podem identificar créditos que já tenham sido emitidos anteriormente, de modo que não haja a necessidade de pagamentos adicionais em sua aquisição.
A utilização dos créditos de carbono
Como mencionado anteriormente, os créditos de carbono são adquiridos pelas empresas poluidoras para que estas possam conseguir zerar a sua taxa de emissão de carbono. Ou seja, isso significa que, ao comprar os créditos, estas empresas podem compensar a poluição que foi emitida ao longo de suas atividades, com a apresentação destes créditos aos órgãos responsáveis.
Mas para que esta taxa possa ser, de fato, completamente zerada, é preciso que se adquira créditos suficientes para compensar toda a quantidade de dióxido de carbono lançada na atmosfera ao longo de seu trabalho, sempre com a equivalência de um crédito para cada tonelada de gás. Assim, uma empresa que tenha emitido dez toneladas de dióxido de carbono em suas atividades, precisará comprar dez créditos para zerar a sua taxa de emissão de carbono.