Foto

Urbanização e meio ambiente: é possível conciliar esses dois?

Vender créditos Comprar créditos
Foto

O crescimento populacional, aliado à migração para os grandes centros faz com que as cidades sejam cada vez maiores, o que gera uma urbanização das cidades espalhadas pelo mundo. Isso significa mais construções, prédios, ruas e avenidas asfaltadas e menos espaços naturais, uma vez que há a demanda por essa mudança em virtude do crescimento destas cidades e centros populacionais.

Por conta disso, é natural que haja uma preocupação com o meio ambiente, pois muitos cenários naturais passam por transformações e perdem lugar para as construções. Tudo isso gera um significativo impacto ambiental negativo, com problemas como o aumento da poluição, maior emissão de gases poluentes, entre muitos outros problemas decorrentes da urbanização.

É possível conciliar a urbanização com o meio ambiente?

Por conta deste cenário de crescimento urbano, é essencial que haja um questionamento a respeito da forma como a urbanização afeta o meio ambiente, e como fazer com que os problemas ambientais sejam mais bem controlados. Isso leva a uma dúvida ainda maior, que é sobre a questão da conciliação entre a urbanização e o meio ambiente.

Canais de Atendimento

Ou seja, o primeiro ponto a ser questionado é como os grandes centros urbanos podem conviver com a natureza sem que gere apenas grandes prejuízos ambientais. A partir disso, é possível que autoridades e governantes possam começar a debater meios para que haja esta conciliação, para que o progresso possa existir e gerar benefícios sociais e melhores condições de vida a mais pessoas, mas sem devastar o meio ambiente.

Assim, é possível afirmar que, sim, é possível conciliar a urbanização com o meio ambiente, mas esta não é uma tarefa fácil, pois exige muito trabalho e dedicação de empresas e profissionais. Além disso, para que esta conciliação possa, de fato, gerar bons resultados, deve haver uma conscientização de toda a população da área urbana para que também se empenhem na proteção ambiental.

Maneiras de conciliar o meio ambiente com a urbanização

Uma vez que se tenha compreendido que é possível fazer a conciliação entre o meio ambiente e a urbanização, é preciso que se passe a procurar por meios de colocar isso em prática. Em um primeiro momento isso pode ser trabalhoso, mas existem maneiras para que isso possa ser feito e gerar benefícios ambientais mesmo com o avanço da urbanização.

Uma das primeiras formas de conseguir realizar esta ação é com o planejamento urbano, que permite que as cidades cresçam de uma forma mais ordenada, diferente do que acontece em muitos locais, quando há um crescimento descontrolado e desordenado que toma conta de espaços naturais. Com o planejamento urbano, é possível que se mantenha espaços reservados para que sirvam como áreas verdes.

Estas áreas verdes são espaços que mantêm a natureza mesmo dentro de grandes centros urbanos, de modo que possa haver diversos benefícios, como a manutenção de espécies vegetais ou animais dentro das cidades. De acordo com o tamanho da cidade planejada, é possível que estas áreas devam ser maiores ou menores, para que possa haver um equilíbrio nesta conciliação.

Outra forma de fazer esta conciliação é com o uso da tecnologia a favor do melhor planejamento das cidades em crescimento. Com isso, a urbanização pode ser antecipada, para que as cidades possam receber mais pessoas com um menor impacto ambiental. A tecnologia pode servir para cadastramentos de espaços que devam permanecer intactos, cadastrar empresas para a gestão de resíduos dentro das cidades, entre muitas outras possibilidades.

Os benefícios de conciliar a urbanização com o meio ambiente

A conciliação entre a urbanização e o meio ambiente gera diversos benefícios ambientais, dentre os quais alguns dos que podem ser mencionados são a diminuição da poluição, maior possibilidade de neutralização, entre muitos outros. Assim, é essencial para um planeta melhor, que exista um maior número de áreas verdes dentro dos centros urbanos, além da manutenção de espaços rurais.

Mas os benefícios não são apenas para o meio ambiente, pois até mesmo a população presente nos grandes centros, e responsável pelo aumento da urbanização, também pode se beneficiar da presença das áreas verdes. Um exemplo disso é que este tipo de espaço garante uma melhor qualidade do ar para os habitantes, e pode ajudar a prevenir doenças respiratórias em muitas pessoas.

Outro grande benefício destes espaços e da conciliação do meio ambiente com a urbanização é a possibilidade de prevenção de problemas como as enchentes. Em cidades sem áreas verdes, ou espaços específicos para a captação de água, a chuva pode provocar inundações, uma vez que alguns locais não apresentam espaço suficiente para o escoamento da água.

Com a presença das áreas verdes e espaços de captação, a água da chuva pode ser absorvida pela terra, de modo que não se acumule nos grandes centros. Assim, além do benefício ambiental, ainda há este benefício para habitantes dos maiores centros urbanos, que podem ter maior segurança em decorrência da preservação de espaços ambientais.

Desta forma, a conciliação entre urbanização e meio ambiente é algo não apenas possível, mas essencial para que haja uma maior qualidade de vida às pessoas, além da preservação de espécies da fauna e da flora em diferentes partes do mundo.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.