Os créditos de carbono foram criados a partir da preocupação dos principais países industrializados do mundo com o aumento da poluição gerada por suas indústrias. Assim, ainda em 1997, durante a realização do protocolo de Kyoto, esta estratégia foi aprovada para que pudesse haver um maior controle dos gases poluentes emitidos, em especial o dióxido de carbono, e seus efeitos prejudiciais fossem minimizados.
Na prática, esta estratégia funciona a partir do trabalho de projetos ambientais que sejam capazes de realizar a neutralização do dióxido de carbono, os quais podem ser os mais diversos e variados, como áreas de reflorestamento, geração de combustível limpo ou mesmo ações pontuais que impeçam a emissão do dióxido de carbono para a atmosfera.
A cada tonelada de dióxido de carbono que estes projetos neutralizem, ou impeçam a emissão, um crédito de carbono é emitido em favor de seus responsáveis, sejam empresas ou profissionais. Estes créditos podem, posteriormente, ser comercializados, de forma que os projetos ambientais gerem lucro a partir de seu trabalho e possam ser ampliados, a fim de neutralizar mais dióxido de carbono, gerar mais créditos e, consequentemente, ampliar seus lucros.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoEm geral, a venda dos créditos de carbono é feita para empresas poluidoras, ou seja, que emitem dióxido de carbono em suas atividades.
Isso acontece porque estas empresas podem utilizar os créditos adquiridos para zerar a sua taxa de emissão de carbono, por meio da comprovação de seu investimento nos projetos ambientais capazes de neutralizar os gases emitidos, e evitar, assim, diversos tipos de problemas administrativos, como multas ou sanções ambientais.
Desta forma, os créditos de carbono geram benefícios a todos os envolvidos neste processo, com lucro financeiro aos responsáveis pelos projetos ambientais e benefícios administrativos às empresas poluidoras.
Além disso, ainda há o fato de que o uso destes créditos de carbono proporciona grande benefício ambiental, com a retirada de grandes quantidades de gases poluentes da atmosfera terrestre.
Os créditos de carbono em Ribeirão Pires
De maneira geral, os créditos de carbono são muito mais ligados às cidades mais industrializadas, por conta do seu uso para que as empresas locais não tenham problemas que poderiam comprometer a sua continuidade e a economia local.
Porém, mesmo em cidades nas quais a indústria não seja tão forte, os créditos de carbono também podem ser muito importantes, como em Ribeirão Pires, por exemplo.
Ribeirão Pires é uma das cidades que compõem a região metropolitana de São Paulo, uma das mais industrializadas do mundo e um dos principais centros econômicos do país. Porém, diferentemente da maior parte das cidades desta região, Ribeirão Pires não se destaca pelo setor industrial, mas sim por conta de seus pontos turísticos naturais e culturais, os quais garantem ao município o título de estância turística.
Por contar com alguns locais em que se possui espaço natural, diferentemente da maior parte das cidades de sua região, é possível que Ribeirão Pires receba projetos ambientais capazes de gerar créditos de carbono, o que pode beneficiar diretamente a sua economia. Além disso, o uso dos créditos e a neutralização dos gases poluentes na atmosfera podem beneficiar o município e evitar que se perca o seu atrativo turístico, por exemplo.
A compra dos créditos de carbono
O processo de compra dos créditos de carbono pode ser definido como algo bastante simples e fácil de ser feito. Isso porque, na prática, se trata apenas de uma negociação simples de compra e venda com empresas ou profissionais que tenham créditos de carbono disponíveis.
Porém, por mais simples que isso possa parecer, é muito importante que as empresas que precisam comprar créditos de carbono tenham o auxílio da consultoria da CredCarbo. Em especial, por conta do aumento da segurança que isso pode proporcionar para esta negociação, uma vez que o conhecimento dos profissionais da CredCarbo elimina o risco de que sua empresa seja alvo de tentativas de golpes ou fraudes.
Este aumento da segurança se deve ao cuidadoso trabalho de verificação dos profissionais da CredCarbo, que analisam todos os créditos disponíveis, seus detalhes, projetos de origem e todas as demais informações pertinentes. Assim, você poderá iniciar as suas negociações apenas em casos nos quais haja plena certeza de sua segurança.
A utilização dos créditos de carbono
Após a compra dos créditos de carbono, as empresas poluidoras podem fazer uso destes créditos, o que significa o seu emprego para zerar a taxa de emissão de carbono desta empresa. Ou seja, cada crédito adquirido pode compensar a emissão de uma tonelada de dióxido de carbono de suas atividades.
Desta forma, estas empresas podem conseguir zerar toda a sua taxa de emissão de carbono com a apresentação de comprovantes de sua compra de créditos suficientes para isso. Assim, os créditos adquiridos representam, de fato, o investimento desta empresa nos projetos ambientais que podem neutralizar toda a sua poluição gerada ao longo de suas atividades sem um determinado período.
Isso evita que esta empresa possa ter diversos tipos de problemas, especialmente no âmbito administrativo de suas operações.
Ao adquirir créditos de carbono e zerar a sua taxa de emissão, estas empresas deixam de ser alvos de possíveis multas, punições ou sanções ambientais, que em casos mais graves poderiam comprometer a continuidade de seu trabalho.