O consumo de produtos, bens e recursos é algo inerente à sociedade atual, de modo que haja uma demanda cada vez maior por diferentes itens que atendem a esta necessidade atual. Isso permite que a sociedade atual possa ser caracterizada como extremamente consumista, o que também gera uma necessidade maior de produtos disponíveis a pessoas e empresas.
Este consumo extremo faz com que exista tanto uma demanda muito grande como uma enorme geração de resíduos decorrentes de desperdício, embalagens, descartes incorretos, entre muitos outros fatores. Assim, isso pode gerar prejuízos ambientais muito grandes, com o aumento da poluição como a principal consequência.
Para que estes prejuízos ambientais possam ser minimizados, o ideal é que se busque por alternativas ao consumo atual. Um exemplo disso é o consumo consciente, que deve passar a fazer parte do cotidiano de todas as pessoas e empresas, para que se tenha maior controle tanto da demanda de produtos quanto da geração de resíduos.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoO que é o consumo consciente?
O consumo consciente é um conceito no qual há uma consciência muito maior na forma como produtos e recursos são utilizados e consumidos. Ou seja, é um caminho inverso ao consumo desenfreado, como costuma acontecer com compras por impulso, de itens que não são de primeira necessidade ou que sequer serão completamente consumidos.
Desta forma, o consumo consciente pode ser definido como a ação de considerar todos os efeitos que uma compra ou consumo poderá ter para a sociedade ou o meio ambiente, por exemplo. Assim, caso um produto ou recurso possa gerar problemas nestes aspectos, o consumo consciente indica que não deva ser comprado ou consumido, para evitar estes prejuízos sociais ou ambientais.
Embora isso possa parecer um pouco complexo à primeira vista, o consumo consciente é algo bastante simples, e que, em pouco tempo, pode passar a fazer parte de seu dia a dia de maneira natural. Isso significa que não é algo complexo ou que dependa de um grande consumo para ser colocado em prática, pois mesmo as menores compras podem servir para que o consumo consciente seja colocado em prática.
Como colocar em prática o consumo consciente?
Uma das primeiras formas em que o consumo consciente pode ser colocado em prática é com a observação da quantidade de produtos semelhantes que são consumidos em seu dia a dia, ou em sua empresa, caso este seja o caso. Na grande maioria das vezes, muitos produtos semelhantes são adquiridos, o que leva a um desperdício, uma vez que são substituídos antes mesmo do fim, o que gera mais gastos e mais lixo.
Assim, o primeiro passo é que se pare de comprar itens, produtos ou alimentos que você já possua antes que estes sejam consumidos. O consumo consciente, além de impedir que se compre itens desnecessários, ainda impulsiona o uso daquilo que já se tem em sua casa, o que gera, além da compra de menos produtos, uma significativa economia.
Os serviços básicos, como água e energia elétrica também podem ter o seu uso modificado com a aplicação do consumo consciente, pois quaisquer tipos de desperdícios podem ser evitados. Neste caso, o consumo consciente é colocado em prática a partir da observação do modo como estes recursos são utilizados em seu dia a dia, e na forma como o seu uso pode ser reduzido.
Isso significa que o consumo consciente também é empregado na economia de água e luz em sua casa, para que não se deixe luzes acesas em locais vazios, ou torneiras abertas sem necessidade. Com isso, as suas contas básicas serão reduzidas e os recursos empregados nestes serviços sejam mais bem utilizados, para que não haja a falta de água ou energia no futuro.
Os benefícios do consumo consciente para a saúde do planeta
Para a saúde do planeta, a implementação do consumo consciente é de grande benefício, de forma que quanto mais pessoas e empresas passem a colocar em prática este conceito, maior será o efeito positivo para o meio ambiente. Estes benefícios podem ser percebidos por conta de diferentes consequências, como as seguintes:
- Diminuição da geração de resíduos
Com a aplicação do conceito de consumo consciente, um dos principais efeitos positivos que podem ser percebidos é a menor geração de resíduos. Ou seja, com um consumo seletivo e sem grandes desperdícios, há menos lixo a ser descartado, de modo que as quantidades possam ser mais bem direcionadas, como para a reciclagem, por exemplo.
- Preservação de recursos
Outro benefício muito significativo do consumo consciente é a maior preservação de recursos naturais, uma vez que há uma menor demanda de produtos e serviços que os utilizam. Assim, ao implementar este conceito de consumo em seu dia a dia, também é possível contribuir para que o planeta possa manter as suas fontes de recurso, de modo que não haja escassez para as gerações futuras.
- Menor emissão de gases poluentes
A emissão de gases poluentes é muito grande na fabricação de produtos, embalagens e até mesmo na prestação de serviços. Com isso, uma demanda menor, decorrente do consumo consciente, também pode contribuir para que menores quantidades de gases poluentes sejam emitidas, o que pode ajudar a minimizar problemas como o efeito estufa, por exemplo.