A região metropolitana de Curitiba é um dos principais centros econômicos e comerciais de todo o país, o que faz com que as cidades desta região tenham características muito atrativas às mais diferentes empresas. Uma destas cidades é Araucária, que está localizada a pouco menos de 30km de distância da capital paranaense.
De maneira geral, Araucária passou por grandes mudanças em sua economia ao longo dos anos. Por muito tempo, a cidade se destacou pela agricultura, especialmente pela produção de erva-mate, a qual era distribuída principalmente para a Argentina, antes que o país se tornasse autossuficiente neste tipo de produção.
Com a diminuição da exportação de erva-mate ao país vizinho, a economia de Araucária se transformou, a partir da década de 1970, quando a indústria passou a ganhar espaço no município, com a implementação de novas fábricas. Ao longo do tempo, as atividades industriais se fortaleceram em Araucária, de modo que este se tornou o principal setor responsável pela economia local, e levou a cidade ao posto de segunda mais industrializada no estado, atrás apenas de Curitiba.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoEmbora este crescimento industrial e o elevado número de fábricas no município gerem diversos benefícios sociais e econômicos para a cidade de Araucária, ainda há um aspecto negativo, que é o aumento da poluição causada por estas atividades. Para que isso não represente problemas para as empresas, e tenha os seus prejuízos ambientais minimizados, é importante que estas empresas façam uso de estratégias de neutralização de gases poluentes, como os créditos de carbono.
Saiba o que são e como funcionam os créditos de carbono
Uma das principais estratégias de neutralização de gases poluentes, os créditos de carbono foram implementados pelos países mais industrializados do mundo como uma forma de evitar maiores problemas resultantes do aumento no número de suas indústrias. Esta implementação aconteceu ainda antes da virada do século, em 1997, durante o protocolo de Kyoto.
Na prática, os créditos de carbono funcionam como certificados, os quais são disponibilizados a empresas ou profissionais que mantenham projetos ambientais. A cada tonelada de dióxido de carbono que estes projetos consigam neutralizar, ou impedir a emissão, um crédito é emitido em favor dos responsáveis por este trabalho.
Posteriormente, estes créditos podem ser comercializados, de forma que os responsáveis pelos projetos ambientais venham a ter lucro a partir deste trabalho. Com isso, estas empresas ou profissionais podem ampliar os seus projetos, para que consigam neutralizar ainda mais dióxido de carbono e consigam maiores lucros no futuro.
A venda dos créditos de carbono é feita para empresas poluidoras, ou seja, aquelas que emitem dióxido de carbono em suas atividades. Isso porque estas empresas podem utilizar os créditos para zerar a sua taxa de emissão de carbono, uma vez que a compra serve como comprovação de ações que visem neutralizar a poluição gerada.
Desta maneira, os créditos de carbono impedem que as empresas poluidoras sejam alvo de punições e sanções que poderiam comprometer a continuidade de seu trabalho, ao mesmo tempo em que gera lucro aos responsáveis por projetos ambientais. Além disso, ainda há o claro benefício ambiental, uma vez que o uso dos créditos de carbono leva a uma maior neutralização de um dos principais gases poluentes da atmosfera.
A venda dos créditos de carbono
Para que se consiga vender créditos de carbono é preciso que se passe por um complexo processo, que vai muito além de apenas ter um projeto ambiental. Desta forma, o ideal é que se conte com a ajuda da consultoria da CredCarbo, para que se possa ter uma maior facilidade ao longo deste processo.
Um dos primeiros pontos em que a consultoria da CredCarbo pode lhe ajudar é na regularização dos documentos de seu projeto ambiental. Isso garante que não haverá qualquer empecilho no futuro, que possa dificultar, ou impedir, a geração e a venda de seus créditos de carbono.
A consultoria da CredCarbo também lhe ajuda a fazer o agendamento da visita técnica ao seu projeto ambiental com maior facilidade, bem como acompanhar a auditoria realizada nesta oportunidade. Isso é de fundamental importância, pois apenas com o aval após esta auditoria é que você poderá começar a receber os seus créditos de carbono.
Por fim, depois do recebimento dos devidos créditos, de acordo com a efetividade de seu projeto ambiental, você poderá comercializar estes créditos. Para isso, você também poderá contar com a consultoria da CredCarbo, que lhe ajudará a identificar possíveis compradores, ou mesmo intermediar as suas negociações.
Saiba como comprar créditos de carbono
Comprar créditos de carbono é algo um pouco mais simples do que a sua venda, pois se trata apenas de uma negociação simples de compra e venda. Porém, isso não significa que as empresas que comprarão os créditos não precisem de ajuda profissional, como a consultoria da CredCarbo.
Neste caso, a consultoria da CredCarbo visa garantir uma maior segurança para estas empresas compradoras, para que não haja qualquer risco de que venham a ser vítimas de tentativas de golpes ou fraudes, por exemplo. Com o minucioso trabalho de verificação dos créditos disponíveis, por parte dos consultores, as empresas podem realizar a negociação de compra apenas com plena certeza de sua segurança nesta compra.