A batata-doce é um dos alimentos que tem conquistado mais consumidores nos últimos anos, o que fez com que o seu consumo crescesse de maneira considerável. Assim, o número de plantações de batata-doce também cresceu, especialmente como uma opção de rotatividade das culturas nas plantações de muitas empresas e produtores.
Embora ainda esteja longe de ser o maior produtor do mundo, uma vez que a China conta com a produção de 76% de toda a batata-doce do planeta, as plantações de batata-doce no Brasil já merecem destaque. E além de toda a natural meta de lucrar com a venda do produto para o mercado interno, as empresas que atuam neste segmento podem ter outro tipo de benefício com as plantações de batata-doce: os créditos de carbono.
Os créditos de carbono são uma forma que os países industrializados encontraram para buscar diminuir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, bem como neutralizar os efeitos de sua emissão. Esta criação dos créditos de carbono aconteceu ainda em 1997, quando estes países elaboraram o protocolo de Kyoto.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoCom esta criação dos créditos de carbono, as empresas que possuem estratégias e projetos de redução da emissão de dióxido de carbono são recompensadas com o recebimento destes créditos, que podem ser vendidos, posteriormente. Esta venda é feita a empresas que não conseguem diminuir a sua emissão de carbono, de modo que a compra dos créditos funciona como o incentivo de medidas que neutralizem os efeitos do gás na atmosfera.
No caso das plantações de batata-doce, existem diversos tipos de projetos e estratégias que podem viabilizar a emissão de créditos de carbono em favor de sua empresa. Uma delas é o plantio rotativo, bem como a utilização de plantas forrageiras em conjunto com o seu cultivo, o que faz com que o carbono seja utilizado pelas plantas como fonte de nutrientes e mantido no solo, ao invés de emitido à atmosfera.
Além disso, existem as estratégias convencionais, como o reflorestamento de áreas preservadas, substituição de combustíveis comuns por opções mais limpas, entre outras ações que diminuam a emissão de carbono. Nestes casos, também é possível conseguir gerar créditos para a sua empresa, quanto às plantações de batata-doce.
A comercialização dos seus créditos de carbono
Para que se possa, de fato, vender os créditos de carbono, é preciso primeiramente conhecer todo o processo necessário para que se tenha um projeto regulamentado e que possa gerar tais créditos. Por ser um processo trabalhoso e, por vezes, bastante burocrático, contar com a ajuda da CredCarbo é essencial para todas as empresas e produtores que queiram ingressar neste mercado.
Inicialmente, é preciso que se tenha um projeto que viabilize a geração de créditos de carbono, seja por meio de evitar a emissão de dióxido de carbono, seja por neutralizar o efeito do gás emitido. Esse projeto precisa estar completamente documentado, da mesma forma que a área em que é colocado em prática, de modo que não se tenha empecilhos na geração de seus créditos.
Caso sua empresa já possua este projeto, bem como a devida documentação, faça o cadastro na CredCarbo, e tenha acesso a todo o serviço de assessoria completa. Com esta ajuda, você poderá saber, detalhadamente, todas as etapas que precisará realizar para chegar à venda de créditos de carbono.
Outro ponto importante no qual a ajuda da CredCarbo é essencial é a realização da visita de vistoria de seu projeto, realizada por peritos internacionais, de órgãos ligados à ONU. Esta visita tem o objetivo de avaliar e autorizar que seu projeto comece a ganhar os créditos de carbono, que poderão, enfim, ser vendidos após a sua emissão.
Também na venda de seus créditos de carbono, a CredCarbo pode ser uma importante aliada, para que se tenha plena tranquilidade em todas as suas negociações.
A compra de créditos de carbono
Embora existam muitas empresas e profissionais que possuem o desejo de vender créditos de carbono, também há um mercado muito grande de empresas que precisam comprar estes créditos. Neste caso, são empresas que utilizam estes créditos adquiridos para compensar a sua emissão de carbono, de modo que consigam zerar esta pendência.
Da mesma forma que as empresas que desejam vender, aquelas que querem comprar os créditos de carbono também podem contar com a ajuda da CredCarbo. Embora o processo seja diferente, a ajuda de uma assessoria especializada é fundamental para que a compra de créditos seja muito mais segura e tranquila.
Isso porque, no processo de compra dos créditos de carbono, a Credcarbo auxilia as empresas a conferir a veracidade e autenticidade dos créditos, como, por exemplo, a existência e a funcionalidade do projeto originário do crédito adquirido, de forma que se saiba qual o tipo de ação realizada e como este projeto atua na neutralização do dióxido de carbono.
Além disso, todo o processo de homologação e emissão do crédito de carbono comprado por sua empresa terá uma avaliação e um acompanhamento mais detalhado com a ajuda da CredCarbo. Entre os muitos benefícios que podem ser listados por isso, um grande destaque fica por conta da economia ao se evitar que seja necessário pagar duas vezes por um crédito que já tenha sido emitido em nome de outra empresa.