Foto

Crédito de Carbono em plantações de Espinafre – É possível comercializar?

Vender créditos Comprar créditos
Foto

O espinafre é um dos alimentos mais consumidos do mundo, e faz parte da dieta cotidiana de pessoas nos mais diferentes países. Este consumo é bastante recomendado por especialistas, uma vez que o espinafre é um dos alimentos mais ricos em ferro, além de possuir diversas outras vitaminas benéficas para o corpo humano.

Por consequência, a produção de espinafre também precisa acompanhar esta demanda, com uma produção que ofereça espinafre o suficiente para que este alimento possa ser consumido no dia a dia sem dificuldades. Por conta disso, muitos países possuem uma significativa produção de espinafre.

Isso, no entanto, não se encaixa na realidade brasileira, pois o país não possui uma produção comercial de espinafre. No Brasil, o espinafre é cultivado apenas de maneira informal, por pessoas que possuem hortas particulares, para o consumo próprio.

Canais de Atendimento

No sentido oposto, a maior produtora de espinafre no mercado mundial é a China, que produz pouco menos de 25 milhões de toneladas, de acordo com a FAO (Food and Agriculture Organization). Este número é muito superior ao segundo lugar, que é dos Estados Unidos, que produzem cerca de 320 mil toneladas anuais de espinafre.

A geração de créditos de carbono em plantações de espinafre

Para os produtores que possuem plantações de espinafre, estes locais são excelentes para a implementação de projetos ou estratégias ambientais que possibilitam a geração de créditos de carbono. Estes créditos são uma forma de recompensa para empresas ou profissionais que ajudem a neutralizar o dióxido de carbono da atmosfera terrestre.

A cada tonelada de dióxido de carbono que é neutralizada, um crédito de carbono é emitido em favor do responsável por isso. Posteriormente, este crédito pode ser vendido, de forma que, a partir da realização de algum tipo de estratégia ambiental, as empresas ou profissionais possam obter lucro.

A venda dos créditos de carbono é feita, em geral, para empresas poluidoras, que são aquelas que emitem gases poluentes em suas atividades normais. Estas empresas utilizam os créditos de carbono para que possam zerar a sua taxa de emissão de carbono e, assim, evitar punições ou sanções ambientais.

A geração de créditos de carbono em plantações de espinafre pode ser bastante diversificada, também por conta da fácil manutenção e cultivo desta planta. Uma das estratégias que pode gerar bons resultados é a opção pelo plantio direto em plantações que serão formadas.

Isso significa realizar um plantio mais natural, sem a preparação química do solo em que as sementes ou mudas serão plantadas. Sem o uso destes produtos químicos, a emissão de gás é praticamente eliminada, o que pode fazer com que se gerem alguns créditos de carbono.

Obviamente, existem outras estratégias que podem se encaixar perfeitamente em plantações que já estejam cultivadas, como a manutenção do dióxido de carbono no solo por meio do uso de plantas forrageiras em conjunto com a plantação. Em plantações maiores, a substituição do combustível de seu maquinário, por opções mais limpas, é outra estratégia que permite bons resultados.

A venda de créditos de carbono

Vender créditos de carbono é algo que atrai a muitas empresas e profissionais que desejam otimizar os seus ganhos por meio do lucro obtido nestas vendas. Mas a geração, e a própria comercialização destes créditos, são processos bastante complexos, que exigem um conhecimento específico para que isso possa ser feito.

Assim, o primeiro passo para qualquer empresa ou profissional que deseje ingressar no mercado de créditos de carbono é a realização de seu cadastro na plataforma da CredCarbo. A partir deste cadastro, você poderá contar com a ajuda especializada da consultoria da CredCarbo, que lhe auxiliará em todos os passos necessários.

Um exemplo de como esta ajuda é importante é que, com a consultoria da CredCarbo, é mais fácil realizar o agendamento da visita técnica ao seu projeto ambiental. Nesta visita, os técnicos representantes das organizações responsáveis pelos créditos de carbono realizarão a auditoria de seu trabalho, para que possam permitir a emissão dos créditos em seu favor.

A própria comercialização dos créditos de carbono é muito mais facilitada com a ajuda da consultoria da CredCarbo. Isso porque a consultoria pode lhe auxiliar na identificação de compradores, ou mesmo na intermediação de suas negociações, para que a venda seja mais rápida e segura.

A compra de créditos de carbono

Como mencionado anteriormente, a venda dos créditos de carbono é feita, em geral, para as empresas poluidoras, para que zerem a sua taxa de emissão de carbono. Estas empresas também podem contar com a ajuda da CredCarbo neste processo de compra.

Em especial, a consultoria especializada pode ajudar a tornar a compra muito mais segura, uma vez que o mercado de créditos de carbono ainda é alvo frequente de golpistas. Com o conhecimento dos profissionais da CredCarbo, porém, qualquer indício de problemas em uma aquisição de créditos de carbono pode ser percebido com antecedência, para que não haja risco algum para sua empresa.

Além disso, mesmo em situações completamente seguras, a CredCarbo ainda acompanha a emissão e homologação dos créditos adquiridos. Com isso, é possível identificar créditos que já tenham sido emitidos anteriormente, para que você não precise pagar a mais por eles em sua compra de créditos de carbono.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.