Foto

Crédito de Carbono em plantações de Marmelo – Saiba como comercializar

Vender créditos Comprar créditos
Foto

O marmelo é uma fruta bastante conhecida, embora tenha algumas diferenças importantes em comparação com as demais frutas consumidas no dia a dia. A primeira delas é que, em quase toda a sua totalidade, o marmelo não possui um consumo in natura recomendado, pois é uma fruta extremamente ácida e amarga, além de ter uma dureza muito grande.

Assim, o consumo do marmelo é recomendado apenas após o seu cozimento, embora a fruta seja, na grande maioria das vezes, utilizada como matéria-prima para a produção de marmelada, doce bastante comum da culinária brasileira. Desta forma, mesmo que não seja tão consumida de forma natural, a produção de marmelo precisa acompanhar esta demanda, para que possa haver a produção deste doce e de outros produtos derivados.

No Brasil, a maior parte da produção de marmelo é concentrada em Minas Gerais, estado que já chegou a ter mais de 200 hectares destinados apenas para a plantação de marmelo. Atualmente, embora tenha apenas cerca de 55 hectares destinados a este tipo de plantação, a produção do estado é superior a 350 toneladas da fruta anualmente, de acordo com o IBGE.

Canais de Atendimento

Embora tenha uma produção significativa de marmelo, o Brasil ainda não aparece entre os maiores produtores da fruta. Alguns países da América do Sul, como Argentina e Peru, possui produções maiores, embora os maiores produtores mundiais sejam China, Turquia e Marrocos.

Saiba como gerar créditos de carbono em uma plantação de marmelo

Além do óbvio consumo e venda de marmelo, as plantações desta fruta ainda apresentam uma outra possibilidade de ganhos para as empresas e produtores responsáveis. Trata-se da geração de créditos de carbono a partir de plantações de marmelo.

Estes créditos de carbono são obtidos por meio da neutralização de dióxido de carbono da atmosfera, e podem ser comercializados com empresas poluidoras, de modo que haja lucro para os responsáveis por esta neutralização. As empresas poluidoras adquirem estes créditos para que possam zerar a sua taxa de emissão de carbono, e evitar, assim, possíveis punições.

A neutralização do dióxido de carbono, ou mesmo o impedimento de sua emissão, pode ser feita de várias maneiras distintas, dentre as quais, algumas possuem fácil implementação em plantações de marmelo. Uma delas é conhecida como sequestro de carbono, que consiste na manutenção do dióxido de carbono no solo, ao invés de permitir a sua emissão para a atmosfera.

Para que se possa conseguir manter o dióxido de carbono no solo, é preciso que se faça o uso, junto à sua plantação, de algumas plantas forrageiras, as quais são, em sua maioria, algumas espécies de capim. Estas plantas impedirão que o dióxido de carbono seja expelido, e garante que o gás presente no solo seja utilizado como fonte de nutrientes para a sua plantação.

A venda de créditos de carbono

Com a possibilidade de ganhos financeiros, cada vez mais empresas e profissionais, como produtores rurais, se interessam pelo mercado de créditos de carbono. Porém, este é um mercado bastante complexo, e que exige conhecimento específico a seu respeito, de modo que a consultoria da CredCarbo é essencial para o sucesso neste segmento.

Assim, o primeiro passo para que você consiga gerar e vender créditos de carbono é acessar a página da CredCarbo e fazer o seu cadastro. Isso permitirá que você comece a receber o atendimento personalizado, que lhe ajudará em todas as etapas do processo, além de fornecer análises e informações específicas sobre o seu projeto ambiental.

Com a ajuda da CredCarbo você conseguirá, por exemplo, saber se existe algum documento que precisa ser regularizado a respeito de seu projeto de neutralização de dióxido de carbono. Este é um detalhe de muita importância, pois evita problemas que comprometam a venda de seus créditos no futuro.

O agendamento da visita de técnicos internacionais é outro passo facilitado pela consultoria da CredCarbo. Nesta visita, estes profissionais realizarão a auditoria de seu projeto, e, apenas depois disso, é que você poderá começar a receber os devidos créditos de carbono, de acordo com o volume de gás neutralizado por seu trabalho.

Após ter recebido os seus créditos de carbono, a CredCarbo também lhe ajudará com a comercialização destes créditos. A identificação de possíveis compradores e a intermediação de suas negociações são exemplos de como a consultoria pode lhe auxiliar neste processo.

A compra de créditos de carbono

Mas não são apenas as empresas e profissionais que desejam vender créditos de carbono que podem contar com a ajuda da CredCarbo. As empresas poluidoras, que precisam dos créditos para zerar a sua taxa de emissão de carbono também podem se beneficiar do serviço oferecido pela consultoria da CredCarbo.

Em especial, contar com esta consultoria proporciona uma segurança muito grande para estas empresas, pois evita que possam ser vítimas de golpes ou fraudes, os quais ainda existem neste mercado, como em qualquer outro. Para evitar este tipo de problema, a CredCarbo realiza uma minuciosa verificação a respeito dos créditos e seus vendedores, antes que você faça a sua compra, de modo que você utilizará o dinheiro de sua empresa apenas em casos nos quais tenha total segurança.

Assim, seja para comprar ou vender créditos de carbono, a consultoria da CredCarbo é essencial para que se tenha as melhores negociações e sucesso neste mercado!

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.